O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) é uma obrigação relativamente nova, sendo usada em 2018 e com objetivo de ser menos complicada, tem se tornado motivo de dor de cabeça para muita gente.
Embora a ideia do eSocial seja unificar e facilitar algumas obrigações, ela trouxe muitos problemas para os profissionais que geram esses arquivos, e com a complexidade do leiaute e o grande número de informações, o eSocial ao invés de ser simples, está sendo muito, muito difícil para muitos, veja abaixo 7 erros terríveis que o arquivo do eSocial possui e o que fazer para resolvê-los.
Esse é um erro de estrutura de algum campo! Talvez falte informação obrigatória, ou falta algum campo no arquivo gerado, ou está fora da ordem do leiaute, entre outros. Fique atento as letras maiúsculas e minúsculas, alguns dados são sensíveis, e exigem esse tipo de formação. Também tem campos que ao invés de escrever Sim ou Não, deve ser preenchido com “S” ou com “N” em letra maiúscula. Se for preenchido de forma diferente, também vai dar erro. E fique atento as siglas, por exemplo os Estados (UF), que devem ser usadas da forma correta, ES, MA, AM etc, com a letra maiúscula.
Esse erro é apresentado quando é informada uma alíquota RAT diferente daquela determinada para o CNAE, conforme o decreto 6.957/2009. Fique atento a esses detalhes!
Esse erro ocorre quando é informada natureza errada da rubrica. Cada rubrica possui a sua natureza correta (proventos, descontos, informativa e informativa dedutiva) que deverá ser informada corretamente no evento de tabela da Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento.
Esse erro é apresentado quando é enviado um mesmo evento com o mesmo início de validade.
Esse erro é apresentado quando a natureza jurídica informada no cadastrado da empresa é diferente daquela que está no cartão do CNPJ na Receita Federal.
Esse erro é apresentado quando é informado um código FPAS incompatível com o código de terceiros. Essas informações devem estar de acordo com a Tabela 22.
Esse erro é apresentado quando é informado um CBO diferente ou incompatível com o cargo informado.
Espero ter ajudado! Esses erros podem ser evitados com algum tipo de sistema de auditoria e também com cadastros feitos corretamente em seu sistema, caso essa obrigação seja feita de forma errada ou não seja apresentada, a CND do seu cliente pode ser travada!
Não deixe isso acontecer, use nosso sistema e veja como podemos ajudar você e seus clientes a se manterem em dia com as obrigações do dia a dia. Clique aqui e saiba mais!